Diferente das sessões individuais, na Terapia em Grupo Online, você compartilha com outras pessoas seus sentimentos, emoções, dúvidas e angústias mediados pelo Terapeuta em busca de apoio mútuo.
Na terapia em grupo, você poderá participar das reuniões temáticas, pré-definidas em encontros exclusivos de assuntos previamente combinados no grupo e também terá acesso a outros membros para trocar experiências e percepções.
Quais são os benefícios?
O paciente que participa da terapia em grupo usufrui de vários benefícios. Veja quais são eles!
-
Proporciona troca de experiências
Ela é uma grande oportunidade para conhecer pessoas que enfrentam dificuldades semelhantes. Essa troca de experiências leva o paciente a perceber que, além de não ser o único que passa por uma situação tão difícil, existem outras pessoas por perto que, muitas vezes, podem apoiá-lo e inspirá-lo. Isso dá a ele mais segurança para lidar com as próprias dificuldades.
-
Favorece relações interpessoais
“A partilha dos próprios sentimentos é uma forma de desenvolver habilidades sociais. O paciente demonstra sentimentos, mas também, aprende com o sentimento do outro. Há muitos que chegam tímidos e, depois, conseguem construir uma relação, um vínculo social. É uma oportunidade de conhecer e estar em contato com outras pessoas, o que é algo importante”, demonstra Natalie.
Essa dinâmica da terapia em grupo também prepara o paciente para relacionamentos mais saudáveis, que ele pode construir fora do hospital. Quando ele se expõe e expressa seus pensamentos, muitas vezes, aborda questões relevantes de suas relações interpessoais.
Tudo isso o ajuda a refletir sobre a forma como costuma interagir com seus amigos e familiares, por exemplo. Também é normal que no grupo surjam sentimentos de afeição e de conflitos, mas isso ensina o paciente a ouvir e a se comunicar melhor.
-
Oferece a chance de ser ouvido
Natalie também ressalta o benefício de a pessoa saber que tem um espaço para ser ouvida. “Nem sempre a família tem condições de parar e escutar. Aqui, ouvimos bastante o paciente e trabalhamos em sua superação. Buscamos compreendê-lo e ajudá-lo em suas dificuldades.”
Isso faz toda a diferença no processo de reabilitação, já que o paciente sente ter seus sentimentos validados, levando-o, assim, a encontrar mais autoconfiança e força em sua superação.